‘Financial Times’ diz que Brasil vive ‘o fim de uma era’
Jornal diz país registrou a maior saída de dólares em uma década e que há pouca esperança para que a situação da economia seja revertida ainda este ano.
Um artigo publicado no jornal Financial Times afirma que o Brasil está vivendo "o fim de uma era". O texto diz que um dia após dados constatarem que a venda de automóveis caiu pela primeira vez em dez anos, o Banco Central divulgou que o país registrou a maior saída de dólares do Brasil em uma década...
‘Financial Times’ diz que Brasil vive ‘o fim de uma era’
Em 2012, o fluxo de saída de dólares do país chegou a U$ 12,26 bilhões, o maior desde 2002, quando, segundo o artigo, a eleição de Lula levou investidores a fugir do país.
No ano passado, entraram US$ 16,75 bilhões no Brasil, número bem abaixo dos U$S 65 bilhões que entraram em 2011.
O artigo diz que seria fácil culpar a má gestão e a intromissão do governo no setor empresarial pela situação. Porém, um olhar mais detalhado sobre o relatório do Banco Central mostra que o principal responsável pela saída de dólares do Brasil é, na verdade, o Federal Reserve (FED), o Banco Central americano, que no início de 2012 empregou esforços agressivos para recuperar a economia americana através de programas de estímulos.
Segundo o texto, em resposta à medida do FED, a partir de junho, os investidores começaram a retirar capital de países emergentes, entre eles o Brasil.
O artigo finaliza afirmando que há pouca esperança para que esse cenário seja revertido ainda este ano, já que analistas preveem que as eleições enfraquecerão ainda mais o real. Contudo, ainda existe uma luz no fim do túnel: investidores japoneses, que após deixar outros mercados como a Turquia e o México, estão finalmente retornando ao Brasil.