3456

NSA quer construir supercomputador

Máquina chamada de computador quântico nunca foi alcançada, mas segundo relatórios divulgados por Snowden, está sendo pesquisada a fundo pela agência.
Segundo documentos vazados pelo ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional Edward Snowden, a organização está correndo para construir um supercomputador que possa quebrar quase todo o tipo de criptografia, inclusive as usadas para proteger sistemas bancários, médicos, negócios e registros de governos em todo o mundo...
NSA quer construir supercomputador
O esforço para construir uma máquina exponencialmente mais rápida, chamada de computador quântico, faz parte de um programa de pesquisa de US$ 79,7 milhões intitulado "Penetrating Hard Targets", ou "penetrando alvos difíceis".
Os documentos vazados descrevem níveis de classificação de informações relacionadas à computação quântica que ainda geram dúvidas na comunidade científica. "Se você acha que entende a mecânica quântica, você não entende a mecânica quântica ", disse o falecido prêmio Nobel Richard Feynman, considerado o pioneiro na computação quântica.

O desenvolvimento de um computador quântico, que teria impactos em quase todas as áreas, desde medicina até criptografia, tem sido um objetivo de muitos cientistas. Com essa tecnologia, todas as formas atuais de criptografia poderiam ser quebradas, incluindo aquelas usadas ​​em muitos sites seguros, bem como o tipo usado para proteger segredos de Estado.

Físicos e cientistas da computação ainda questionam se os esforços da NSA têm sido mais produtivos do que os dos laboratórios civis. Apesar dos detalhes das investigações e avanços da agência permanecerem desconhecidos, os documentos fornecidos por Snowden sugerem que a NSA não está mais perto do sucesso do que outros na comunidade científica.

"Parece improvável que a NSA chegar tão longe sem ninguém saber", disse Scott Aaronson, professor associado de engenharia elétrica e ciência da computação no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).