Presidenciáveis priorizam Sudeste em viagens nacionais
Região que concentra o maior colégio eleitoral do país foi o principal destino de Dilma Rousseff, Aécio Neves e Eduardo Campos em viagens feitas em 2013.
Os três principais candidatos à Presidência nas próximas eleições priorizaram a região Sudeste do país durante as viagens nacionais feitas ao longo de 2013...
Presidenciáveis priorizam Sudeste em viagens nacionais
O Sudeste concentra o maior colégio eleitoral do país, com 60,7 milhões de eleitores. Dados de um levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo mostram que a região foi o principal destino de Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) no ano passado.
Aécio foi o que mais visitou a região, mas o que menos viajou. Das 45 viagens feitas em 2013 pelo senador, 35 foram para o Sudeste. Desse total, nove viagens foram para a capital paulista e outras nove para o interior do estado, maior colégio eleitoral do país e reduto dos tucanos.
O Sudeste também foi prioridade na agenda de viagens da presidente Dilma Rousseff. Das suas 82 viagens, 37 foram para a região. São Paulo recebeu 18 visitas da presidente. Desse total, nove foram para a capital paulista e quatro para a região do ABC, berço político do PT. A região Nordeste foi o segundo destino mais visitado pela presidente, com 23 deslocamentos.
Eduardo Campos escolheu destinos similares aos de Dilma. Assim como a presidente, Campos privilegiou o Sudeste, sem deixar de visitar os estados do Nordeste além de Pernambuco, onde é governador. Do total de 58 viagens feitas pelo governador, 24 foram para o Sudeste. Já o Nordeste recebeu 12 visitas de Campos.
Veja abaixo um gráfico publicado pelo Estadão mostrando o número de deslocamentos e os principais destinos dos presidenciáveis.