3456

O ponto crítico da oscilação de humor

Estudo que apresenta um conceito matemático mostra que a oscilação de humor pode ser um indicador de depressão.
Algum dia, um aplicativo para celular que pergunta como você está se sentindo dez vezes por dia pode ser capaz de dizer se você está chegando perto da depressão. Cientistas descobriram que a rapidez com que alguém muda de humor diariamente pode indicar se essa pessoa está em risco de um episódio de transtorno depressivo real...
O ponto crítico da oscilação de humor
Os pesquisadores pediram a mais de 600 pessoas – algumas saudáveis ​​e algumas com diagnóstico de depressão – para rastrear suas emoções durante 5 ou 6 dias. Dez vezes por dia, em intervalos aleatórios, um relógio apitava e os participantes tinham que dizer com quais emoções se identificavam mais: alegre, satisfeito, triste ou ansioso. Seis a oito semanas mais tarde, os participantes preencheram um questionário mais detalhado, que avaliou seus níveis de depressão clínica.
Até o final do período de acompanhamento, cerca de 13% dos indivíduos tinham apresentado sinais de depressão, um número consistente com o que seria esperado na população em geral. Tendências nos registros diários de humor poderiam prever se uma pessoa previamente saudável estaria indo em direção a um comportamento depressivo.

A mudança de um estado saudável para um estado depressivo foi comparada a outros sistemas através do conceito de "ponto de inflexão". O ponto de inflexão tem uma conotação matemática, onde se você empurra um sistema para fora do equilíbrio, o mais próximo do desequilíbrio antes do sistema voltar ao normal é o ponto crítico, ou de inflexão. Pode-se comparar com a condução de um veículo ao longo de uma estrada sinuosa. O ponto de inflexão é aquele no qual o volante é momentaneamente "endireitado" quando virado de um lado para o outro para manter-se na estrada.